Retorno sobre investimento: como implantar o ROI na minha empresa?
Avaliar o desempenho dos investimentos de uma empresa é essencial para o sucesso da mesma. Por isso, toda ação deve ser monitorada constantemente e ter seu valor medido de acordo com várias métricas.
Dito isso, um dos indicadores mais importantes para medir o desempenho dos investimentos é o ROI, do inglês Return on Investment, ou seja, retorno sobre investimento.
O ROI é uma métrica que permite medir se os investimentos feitos obtiveram os resultados esperados. Em outras palavras, ele torna possível enxergar o quanto a empresa ganhou, em relação ao que gastou com determinada ação.
Mas, para entender melhor essa métrica e te ajudar a entender por quê adotá-la no seu negócio, listaremos abaixo os benefícios trazidos com um bom acompanhamento do ROI das suas ações, além de mostrar como calculá-lo. Quer saber mais? Continue lendo!
Quais as vantagens que o uso do ROI pode trazer para meu negócio?
Como falado, o ROI tem como principal objetivo avaliar o desempenho dos investimentos, o que pode trazer diversos benefícios práticos para a empresa, como trabalhar com metas mais realistas e motivar a equipe.
Porém, o mais importante deles é auxiliar na tomada de decisões. Com o ROI das suas ações sendo acompanhado, é possível entender o que está funcionando e o que não está no negócio.
Por exemplo: muito utilizado no marketing digital, o ROI permite medir o retorno das campanhas. Com isso, é possível redistribuir os investimentos nas diversas mídias de forma a alocar maiores recursos naquelas que apresentam os melhores resultados.
Para que o acompanhamento da métrica seja eficiente é essencial que a empresa entenda o que o ROI significa para o negócio e como afeta os objetivos. Portanto, traçar metas realistas, que sejam monitoradas regularmente é importante, visto que a taxa pode variar consideravelmente em pequenos períodos de tempo.
Afinal, essa métrica sofrerá forte influência de eventos externos e datas específicas. No caso de um e-commerce, por exemplo, os lucros serão maiores perto do Natal ou dia das mães, o que afetará o resultado do ROI.
Como calcular o ROI?
O ROI é simples de ser calculado e é bem abrangente. Isso quer dizer que ele pode ser aplicado nas mais diversas áreas da empresa, não somente no marketing. O ROI será o resultado da subtração entre o valor do lucro com o investimento menos o valor do investimento, dividida pelo valor investido.
Para entender melhor, vamos considerar o seguinte exemplo. Uma campanha para atrair clientes custou para uma empresa R$ 1000,00 (mil reais). Essa mesma campanha atraiu x novos clientes, que geraram um lucro de R$ 3000,00 (três mil reais).
Para calcular o retorno sobre o investimento dessa ação devemos primeiro subtrair o investimento do lucro (3000 – 1000 = 2000). Em seguida, dividimos o resultado dessa subtração pelo valor investido (2000 / 1000 = 2). Ou seja, nosso ROI nesse caso será 2. Isso significa que essa ação gerou um lucro duas vezes maior do que o investimento feito, ou seja, 200% a mais.
Mas por quê o ROI é tão importante?
Porque quando o assunto é calcular o resultado de um investimento, nenhuma outra métrica será tão eficaz quanto o ROI – quando calculado corretamente.
Como falamos, o ROI é um indicador que aponta o retorno sobre qualquer tipo de investimento – seja ele uma campanha de marketing digital ou tradicional, seja um evento de lançamento de produto ou mesmo um investimento na ampliação ou otimização da estrutura física da organização.
Além disso, é o valor do ROI da sua empresa que potenciais investidores ou fundos verificarão para checar a possibilidade de injetar dinheiro no seu negócio. Afinal, do ponto de vista do investidor, é essencial saber quanto ele lucrará com o investimento realizado.
Assim, ele precisará entender quantas entregas de serviços ou unidades de produtos precisarão ser vendidas para que o investimento seja compensado, por exemplo.
E para colocar de forma mais objetiva, calcular o ROI será importante para o negócio porque, com ele, você poderá:
- Avaliar como iniciativas das mais diversas – não só as de marketing – estão contribuindo para o sucesso da empresa;
- Planejar as metas da empresa, tendo como base resultados mais atingíveis;
- Identificar o prazo em que o retorno dos investimentos será atingido;
- Viabilizar um processo interno mais objetivo de motivação e aprendizagem, que estará fundamentado em números reais;
- Proporcionar o aumento nas suas vendas e nos lucros.
Outras métricas além do ROI para acompanhar
Quando pensamos especificamente nos investimentos de marketing da empresa, existem outras métricas que devem ser acompanhadas juntamente do ROI. Juntas, esses indicadores te ajudarão a entender melhor seu público e identificar pontos interessantes para melhorar os resultados.
O Lifetime value, por exemplo, é um indicador que te permitirá medir quanto tempo o consumidor permanece como seu cliente. Isso é importante para entender em qual estágio da jornada de compra o seu cliente está e onde será preciso reforçar os investimentos para o sucesso da empresa.
Além dele, o CAC, ou custo de aquisição por cliente, é uma métrica que nos traz o valor que estamos gastando para conquistar cada novo cliente e enxergar se os esforços de marketing e vendas estão suprindo as necessidades do negócio ou se é preciso ajustes.
Comece a medir seu ROI agora mesmo!
Com um bom conhecimento acerca do retorno sobre investimento das suas ações você saberá identificar a performance do negócio no nicho de mercado em que atua. Isso permite visualizar facilmente possíveis mudanças que sejam necessárias nas ações para otimizar as vendas e reduzir os custos.
Calcular o ROI corretamente também permitirá que a empresa entenda melhor seus clientes e o comportamento deles durante as suas jornadas de compras. O conhecimento do perfil do seu cliente e do que ele espera se relacionando com nosso negócio é essencial para prestar um bom atendimento e fidelizá-lo, ajudando a torná-los compradores repetitivos.
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