Qual o melhor horário para postar nas redes sociais?
Ao investir numa estratégia de marketing digital, não há como ignorar o poder das mídias sociais. Além de serem divertidos, sites como Facebook e Instagram podem fortalecer sua marca, promover engajamento e, principalmente, impulsionar as conversões sem que você precise estourar seu orçamento.
Para tirar o melhor proveito do social media, basta entender a dinâmica das plataformas e, acima de tudo, respeitar o timing de cada uma delas. Neste post, você vai saber como alavancar sua estratégia utilizando 4 das maiores redes sociais da internet. Confira:
Quem é que não quer estar na maior rede social do mundo, com cerca de 92 milhões de brasileiros inscritos? Esse fenômeno criado por Zuckerberg é hoje um mix de serviços: chat, anúncios, busca, vídeos e e-commerce. Não há restrições de idade, sexo ou categoria profissional: todo mundo tem ou ainda vai ter um perfil para chamar de seu!
Por isso, o conteúdo a ser divulgado aqui deve ser voltado para o entretenimento: de vídeos e fotos até matérias curiosas que incentivem o compartilhamento. Se quiser que seus posts tenham muitos likes, saiba que o horário nobre do Facebook é geralmente entre 13h e 17h nos dias de semana. E lembre-se de que posts trazem uma imagem interessante como ilustração da chamada atraem mais cliques!
O Twitter é a rede social dos apressados: jornalistas, produtores culturais, formadores de opinião ou simplesmente indivíduos procurando informações rápidas e específicas, como trânsito e clima. No entanto, também há espaço aqui para a divulgação de artigos e imagens, desde que venham no formato da “URL encurtada”.
A plataforma comporta até 140 caracteres, porém especialistas acreditam que 100 são mais do que suficientes para que seu tweet tenha mais engajamento. O horário nobre do Twitter é entre 13h e 15h, de segunda a quinta.
Para quem sempre teve um fotógrafo dentro de si, uma conta no Instagram é tudo de bom! Mas essa plataforma não serve apenas para a divulgação de fotos em tempo real: ela pode ser uma grande auxiliar em campanhas de engajamento de qualquer marca, do tipo, “poste uma foto criativa com nosso produto e concorra a uma viagem internacional”. E, dependendo do talento artístico do público-alvo envolvido, as imagens podem se tornar memes ou até virais, projetando a marca em escala global da noite para o dia, já pensou? Então fique ligado: o horário nobre do Instagram é entre 17h e 18h nos dias úteis, sendo que as interações bombam mesmo nos fins de semana.
Nesse site, que se define como a “maior rede profissional do mundo”, o tom a ser adotado deve ser mais solene. Afinal, você entrará em contato com profissionais de diversos segmentos que estão ali exclusivamente para enriquecer o networking e, de repente, encontrar novas oportunidades de emprego.
Por isso, se quiser compartilhar alguma coisa, opte por artigos relacionados à sua área de atuação: novidades da indústria, dicas de como se comportar em entrevistas, anúncios de vagas. Esse é o tipo de conteúdo buscado por quem entra no LinkedIn antes ou depois do horário comercial, principalmente entre 17h e 18h, de terça a quinta.
Bom, agora que você está por dentro das características que fazem das mídias sociais recordistas de inscritos, basta que não se esqueça de monitorá-las constantemente se quiser que sua estratégia de marketing digital realmente seja um sucesso. É importante, por exemplo, avaliar qual campanha está gerando mais engajamento, bem como identificar imediatamente comentários negativos acerca da sua marca. A cada nova publicação, você será capaz de entender um pouco mais sobre o comportamento dos seus followers, podendo interagir na medida certa com o seu público-alvo. O branding agradece!
E então, ainda tem dúvidas sobre como as redes sociais podem impulsionar qualquer estratégia de marketing? Para ter acesso a outros conteúdos como esse, é só assinar a nossa newsletter!