Quais são os pilares do marketing digital?
O marketing digital evoluiu muito nos últimos anos, e a cada dia surgem novos recursos e ferramentas que o tornam ainda mais eficiente. Como resultado, o investimento nessa modalidade de marketing vem crescendo a cada ano.
Em geral, o marketing digital é composto por 4 técnicas que são os pilares de uma campanha bem-sucedida. No post de hoje, você vai conhecer quais são e como eles auxiliam negócios nas vendas pela internet.
SEO: uma técnica acessível do Marketing Digital
Diariamente, sites de busca como o Google recebem bilhões de pesquisas de pessoas que estão à procura de informações, produtos e serviços. Logo, seu valor comercial se torna inegável, e aparecer nesses resultados é uma estratégia valiosa para qualquer empresa.
O SEO tem exatamente esse objetivo. Ele pode ser definido como um conjunto de técnicas que mantêm seu site mais “amigável” para os sites de busca, de maneira que ele fique mais bem posicionado nos resultados. Dessa forma, quando algum usuário realizar uma pesquisa no Google, seu site estará nas primeiras páginas dos resultados.
As técnicas de SEO são muito diversificadas, mas, em sua maioria, são pequenas modificações nos códigos do site e em palavras-chave que melhoram a relevância com que o Google vê seu site.
Links Patrocinados: resultados mais imediatos
Embora o SEO seja uma ótima solução em longo prazo e praticamente gratuita, ele não atende a todos os requisitos de uma campanha de marketing digital, como, por exemplo, exibir uma promoção ou um anúncio gráfico em outros sites.
Para resultados imediatos e campanhas mais diversificadas, a melhor solução são os links patrocinados. Nessa modalidade, o anunciante paga uma pequena quantia para que seus anúncios sejam exibidos no Google e em mais de um milhão de sites parceiros. Os formatos também são variados: imagens, vídeos e animações, além dos tradicionais anúncios de texto.
Outra grande vantagem das campanhas de links patrocinados são as suas possibilidades de segmentação. Você pode segmentá-los por palavra-chave, idioma, local, por dispositivo, interesse e até horário do dia. Dessa maneira, somente o público que você quer será impactado pelos seus anúncios.
Social Media: para usar a criatividade e impactar
As mídias sociais também são utilizadas estrategicamente como forma de agregar valor à empresa e apresentam excelentes resultados quando são utilizadas de maneira criativa e impactante pelas companhias.
Seja por meio de blogs, Facebook, Twitter, YouTube, ou qualquer outra mídia, cada vez mais as empresas estão investindo em plataformas sociais como um meio de se apresentarem de maneira positiva, engajando os usuários e criando relacionamentos com seus potenciais clientes.
A principal vantagem dessa estratégia é a capacidade de uma ação se propagar e se tornar viral, fazendo com que os próprios usuários compartilhem com outros usuários, que, por sua vez, compartilham novamente e tornam sua marca conhecida rapidamente.
E-mail Marketing: técnica nada obsoleta
Uma das plataformas mais antigas da internet ainda é um dos pilares mais consagrados do marketing digital. O e-mail marketing consiste em enviar boletins com conteúdo relevante e útil para uma lista de contatos, criando um canal de relacionamento com seus potenciais clientes.
Essa técnica, apesar de antiga, não dá sinais de que está ultrapassada e apresenta bons resultados com baixo investimento. O único inimigo dessa ferramenta é o mau uso que alguns profissionais fazem dela, como enviar e-mails a quem não solicitou ou mesmo criar um conteúdo pobre e sem objetivo.
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