O que é Marketing digital e como fazer?
Muito tem se falado sobre o marketing digital e seus resultados. Todos os dias, surge um novo caso de sucesso para contar, como uma marca aumentou suas vendas usando a internet ou uma matéria destacando os benefícios de uma nova ferramenta de marketing digital para incrementar os negócios. Mas, afinal, o que é essa estratégia e como utilizá-la para gerar resultados para a minha empresa?
O que é marketing digital?
O marketing digital consiste em nada mais do que aplicar os princípios de marketing em ferramentas on-line, como sites, redes sociais, e-mail, anúncios no Google, entre outros. Os objetivos desse tipo de ação não são muito diferentes daqueles encontrados no marketing tradicional, como gerar vendas ou divulgar um produto ou serviço. O que muda são as plataformas disponíveis e as estratégias, que serão utilizadas para alcançar os objetivos.
Quais as vantagens para a minha empresa?
As vantagens são inúmeras. Além do fato de que o número de pessoas conectadas não para de crescer, com o marketing digital é possível monitorar e mensurar o resultado em tempo real. Ao fazer uma ação de marketing na internet, você consegue determinar com precisão qual foi o investimento em cada ferramenta e qual o retorno que cada uma dessas iniciativas gerou para a sua empresa.
Além disso, ela cria uma aproximação da sua empresa com clientes atuais e potenciais. A comunicação deixa de ser unilateral e torna-se uma via de mão dupla, o que pode trazer informações extremamente relevantes para o seu negócio, além de fidelizar clientes.
Outa possibilidade do marketing digital é a da segmentação mais assertiva. A internet permite a coleta de inúmeras informações das pessoas. Você pode usar essas informações e cruzar diversos dados para entregar a comunicação adequada para a pessoa certa na hora certa. Essa segmentação, que não é possível na forma tradicional, faz com que os resultados aumentem significativamente.
Por onde começar?
Assim como no marketing tradicional, é preciso ter objetivos claros e bem definidos antes de começar a investir no marketing digital. Também é importante pesquisar e se informar sobre as opções disponíveis e as melhores práticas, além de contar com o apoio de um profissional ou uma agência especializada na área.
Construir um site atrativo, com conteúdo relevante e que seja amigável para os mecanismos de busca, como o Google, é essencial. Pense que o site é o seu cartão de visitas na internet e ele deve comunicar da melhor forma possível o diferencial dos seus produtos ou serviços.
Quais as principais ferramentas que podem ser utilizadas?
Como mencionamos, são diversas as ferramentas de marketing digital. Provavelmente, você já ouviu falar de alguma delas. As redes sociais, por exemplo, colaboram para humanizar a sua empresa e estreitar o relacionamento com clientes.
O marketing de conteúdo contribui para educar seu público sobre a importância de seus produtos e serviços e, assim, incentivar hábitos de consumo. Ainda existe o e-mail marketing, uma poderosa ferramenta de vendas e também de fidelização de clientes.
Para uma estratégia focada em resultados mais diretos, existem as campanhas pagas em mecanismos de busca, como Google. Através delas, é possível exibir o anúncio de sua empresa quando o usuário busca por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio.
Investir em marketing digital para incrementar negócios vem se tornando cada vez mais importante. Além de ser acessível para empresas de diferentes portes e segmentos, esse tipo de ação gera resultados consistentes em longo prazo e permite um acompanhamento melhor dos investimentos e retornos.
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