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Inbound Marketing: como diminuir o custo de aquisição de cliente

Inbound Marketing: como diminuir o custo de aquisição de cliente

Inbound Marketing: como diminuir o custo de aquisição de cliente

Vender mais, gastar menos. Esse é o ponto central e objetivo inicial de toda empresa e deve ser o norte para toda ação estratégica tomada por ela. Especialmente em momentos de crise, a atenção em relação aos investimentos deve ser redobrada e analisada com muita cautela. Você já parou para pensar quanto você gasta para obter cada cliente seu?

Todos os investimentos que você realiza na sua empresa têm o objetivo de gerar mais vendas e o dinheiro que você ganha deve compensar esses gastos. Hoje nós vamos conversar um pouco a respeito do Custo de Aquisição de Cliente, o CAC, e apresentar técnicas de como diminui-lo e melhorar as finanças de sua empresa. Confira!

CAC – Custo de Aquisição de Cliente

O CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Cliente, ou Customer Acquisition Cost, e é uma estimativa do quanto cada cliente seu te custou. É muito importante ter o controle desta métrica, pois ela te permite fazer previsões da escalabilidade de sua empresa conforme seus investimentos em marketing e te permite saber como vai a saúde de seus negócios. Isso também pode te ajudar a evitar desperdícios e identificar que tipos de investimentos realmente são fundamentais para sua empresa.

O cálculo é simples e inversamente proporcional. Ou seja, quanto menor for o seu CAC, melhor! Isso quer dizer que você consegue adquirir mais clientes investindo menos em marketing e vendas, por exemplo. Para chegar ao número, o processo é bem simples: basta dividir os gastos com venda, marketing e mídia (incluindo todos os gastos neste departamento: salários, produção, equipamentos, etc), e dividir pelo número de clientes conquistado! É importante ressaltar que o CAC deve ser analisado de acordo com um período de tempo, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou mesmo anual.

A boa notícia é que você não precisa parar de investir em marketing para diminuir o seu CAC! Você só precisa descobrir as melhores formas de direcionar o seu orçamento para gerar mais vendas de forma progressiva com um investimento menor. Quer saber como? Conheça o inbound marketing!

Inbound marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia valiosa quando se trata em diminuir o custo de aquisição de clientes. A média do ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%, chegando a custar 62% mais barato do que o outbound.

Uma das melhores ferramentas para se trabalhar o Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, que funciona com a atração de clientes através de conteúdo relevante e de qualidade e que, de alguma forma e em algum momento, o conecte com a sua marca, sem que ele sinta que está sendo influenciado por algum tipo de propaganda.

Este trabalho é realizado de forma a transportar o cliente através do chamado funil de vendas, que consiste em três etapas: atração (na qual você o ajudará a resolver um problema), consideração (na qual você o mostrará opções de produtos que resolvem este problema) e decisão (na qual você mostrar porque a sua empresa é a mais adequada para vender a ele este produto). Essas transições são fluidas, e por isso, eficientes.

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade é uma das formas de trabalhar o inbound marketing para a diminuição do CAC. Isso porque, ao criar conteúdo interessante e atrativo para a sua audiência, você consegue direcionar um investimento para muitas pessoas ao mesmo tempo.

Além disso, se aplicadas corretamente, as técnicas de SEO (otimização para ferramentas de busca), permitirão que você continue sendo encontrado pelos seus públicos em potencial, mesmo muito tempo após ter publicado seu conteúdo. Ou seja, além de seu investimento atingir mais pessoas, ele vai continuar atingindo pessoas muito tempo após o dinheiro ter sido gasto.

Segmentar é converter

Um dos principais motivos de sua publicidade não te garantir um bom ROI é o fato de muito dinheiro ser gasto direcionando sua mensagem para pessoas que não estão nem um pouco interessadas nela. Com o Inbound Marketing, você consegue qualificar melhor o seu público e direcionar a mensagem certa às pessoas certas.

Por exemplo, é desperdício de dinheiro dedicar um esforço de inside sales para uma pessoa que não demonstra, ainda, clareza em sua vontade de comprar seu produto, mas, de acordo com o comportamento dessa pessoa, pode ser um bom investimento direcionar a ela mais conteúdos que podem estimulá-la a desenvolver este interesse no futuro!

Quanto mais você segmentar as suas campanhas em relação ao comportamento das pessoas, menor será o seu risco de desperdício e maior será a sua taxa de conversão!

Estar presente sempre

No Inbound Marketing, chamamos de “lead” um potencial cliente que já demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Pode ser que essa pessoa não esteja no momento exato de efetuar a compra ou a contratação, porém, pense no quanto a parte mais difícil já foi feita. Neste caso, permanecer presente na vida de suas leads é uma forma barata de economizar no custo de aquisição de novos clientes, pois, considerando o fato de que elas já estão alguns passos adiante, não é muito mais sensato investir em manter o relacionamento com elas do que provocar desejo e iniciar toda a jornada, desde o começo, com pessoas que ainda nem te conhecem?

Acompanhamento é fundamental

Manter o dedo no pulso é fundamental durante as estratégias de Inbound Marketing. Saber em que etapa do funil de vendas o seu potencial cliente se encontra e encontrar possíveis gargalos entre uma etapa e outra são trabalhos de acompanhamento diários que devem ser feitos de forma a potencializar os resultados obtidos pelo marketing de conteúdo.

Mais do que em outros tipos de marketing, no caso do inbound, a análise das métricas e da satisfação do público é fundamental e este acompanhamento deve ser constante para que haja tempo de tomar alguma decisão que evite algum erro ou aprimore ainda mais a estratégia.

Com a elaboração de uma estratégia eficiente, a produção de conteúdo de qualidade segmentado para cada cliente em cada etapa do funil de vendas, o cuidado com o relacionamento e o acompanhamento das métricas, é possível diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e aumentar as suas conversões!

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