Google Adwords: 5 coisas que você precisa saber
Você já ouviu falar sobre o Google AdWords e sobre os bons resultados que ele apresenta, não é mesmo? O que talvez você ainda não saiba é usar efetivamente esse poderoso recurso do marketing. Adiantamos que você pode acabar se assustando quando descobrir a quantidade de possibilidades que ele oferece.
Deseja aprender, de uma vez por todas, tudo sobre Google AdWords? Então continue com a gente e entenda como fazer uma campanha de sucesso!
O que é o Google AdWords?
O Google AdWords é uma ferramenta de propaganda online do Google que possibilita apresentar anúncios no resultado de buscas. Esse resultado é orientado por meio de palavras-chave, segmentação e lances.
É importante conhecer o funcionamento do Google, pois ele considera não apenas a quantidade de dinheiro investido como também a qualidade do anúncio. Em outras palavras: um grande lance + alta qualidade de anúncios = muitos clientes!
Para conquistar essa qualidade, é preciso considerar diversos fatores e seguir as boas recomendações de anúncios do Google. Portanto, confira nosso guia e crie bons anúncios no Google AdWords.
Passo 1: Configure seu Google AdWords
O primeiro passo para usar este recurso é criar uma conta no Google Adwords. Esse passo é simples, basta que você acessar o site, ter uma conta gmail e preencher o formulário inicial. Feito isso, você terá acesso a todos os recursos e poderá configurar a sua primeira campanha.
Passo 2: Calcule o orçamento para a sua campanha
O segundo passo é definir um orçamento a ser gasto nas campanhas de Google AdWords. Para isso, você deve considerar as seguintes informações:
- Taxa de conversão: o percentual de pessoas que irão converter em seu site (comprar, cadastrar etc.);
- Lucro por venda: quanto dinheiro você deseja gastar por venda.
Por exemplo, imagine que você deseja vender notebooks que custam entre R$1500,00 e R$2000,00, com um lucro real de R$700,00 por produto. Imagine que a cada 100 pessoas que visualizam suas ofertas, 3 realizam a compra. Então, temos uma taxa de conversão de 3%.
Tendo essas informações, é possível definir o quanto você deseja investir por produto, qual a taxa de conversão esperada e, assim, ter uma ideia do orçamento necessário para o Google AdWords.
Passo 3: Escolha as palavras-chave
Agora que você tem uma ideia do orçamento a ser gasto, é a hora de escolher a palavra-chave. Usando o exemplo de notebooks, você acessará a ferramenta gratuita Planejador de Palavras-chave do Google AdWords para verificar quais palavras-chave você vai usar. Ele vai apresentar várias sugestões de palavras-chave bem como os orçamentos de cada uma delas. Aconselhamos a começar usando palavras-chave menos competitivas.
Passo 4: Crie uma Landing Page impressionante
A Landing Page é a página para qual o usuário será direcionado ao clicar no anúncio. Se a página for bem construída e fácil de usar, há grandes chances de que o visitante continue a venda. Caso ela seja muito confusa, ela terá uma taxa maior de abandono — o que ninguém deseja, não é verdade?
Passo 5: Crie a sua primeira campanha
Tendo a Landing Page criada, as palavras-chave escolhidas e o orçamento definido, é hora de criar a campanha. Segmente o público-alvo para obter melhores resultados. Atente-se aos locais importantes, ao gênero e a idade de seu público. Essa segmentação é imprescindível em qualquer campanha pois, através dela, você poderá convergir seus esforços e recursos de maneira mais otimizada.
Passo 6: Escreva o seu primeiro anúncio
Agora é a hora de escrever um bom anúncio. Como há poucos caracteres disponíveis, pense em umamensagem persuasiva e interessante. Inclua também uma Call To Action (CTA) bastante convincente em seu anúncio. A escrita de um bom anúncio deve ser muito bem ponderada.
Passo 7: Acompanhe as conversões
Acompanhe o resultado das conversões — se o anúncio não estiver dando o resultado esperado, você precisa repensar e modificá-lo. Uma boa dica é acompanhar conversão por conversão e verificar quais ideias ele pode dar para potencializar sua abordagem.
Como assegurar a qualidade de um anúncio?
Para garantir a qualidade do seu anúncio, o Google irá analisá-lo antes que ele estar disponível para os consumidores. Por isso somente é possível fazer apenas um anúncio por vez.
Quem está começando a anunciar no Google AdWords precisa ter em mente que os primeiros anúncios serão testes. E é importante testar, apenas dessa maneira é possível verificar quais formatos funcionam melhor. Isso evita que grandes orçamentos sejam investidos em anúncios que não vão trazer bons resultados.
O tempo ideal para testes gira entorno de duas semanas. Publique anúncios diferentes — de dois em dois dias — e verifique seus resultados. Dessa forma, será possível acompanhar os resultados com mais detalhamento e precisão.
Como manter os bons resultados?
O marketing também depende de sazonalidade. Portanto, a equipe responsável deve estar atenta às mudanças e às novas necessidades do seu público-alvo. Além disso, o Google costuma fazer mudanças no seu algorítimo e sistema de palavra-chave, geralmente no meio do ano.
Muitas empresas deixam rodar campanhas para o ano todo, então é bom estar atento aos resultados e verificar quais as mudanças importantes que impactarão a sua campanha.
Como garantir uma boa experiência para o usuário?
Se você é como a grande maioria dos anunciantes, que não se preocupam em separar os anúncios mobiles dos desktops, é hora de mudar a postura. Há grandes diferenças em ambos os resultados e é importante separar as campanhas para orientar melhor o orçamento e também para criar campanhas exclusivas. Ambos os públicos podem ter comportamentos completamente diferentes.
Como garantir o sucesso de uma campanha?
Quando você já tiver testado e obtido alguma experiência com suas campanhas, você deve analisá-las continuamente a fim de otimizá-las e melhorar seus resultados.
Quando seus anúncios começarem a gerar cliques e vendas, você precisará ajustar os seus lances. Se as palavras-chave estiverem gerando vendas de forma rentável, você poderá aumentar seus lances e, consequentemente, seus lucros. Caso a palavra-chave não traga o resultado esperado, você deve diminuir o lance e até excluir a palavra-chave.
A sua campanha de AdWords deve ser configurada de modo que você esteja focado na otimização de lances de palavras-chave, anúncios taxas de clique e taxas de conversão da página de destino. Se você seguir todas as etapas e dicas e dicas elencadas acima em sua campanha, você estará no caminho de campanha muito promissora no Google AdWords.
E então, entendeu melhor como funciona o Google Adwords? Quer mais dicas como essa? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!