Entenda por que sua empresa precisa de um blog
Criado quase que no mesmo tempo que a internet, no modo como a conhecemos hoje, o blog ainda é um veículo bastante eficaz. Com seu aspecto comunicativo ágil e linguagem de fácil compreensão, esta ferramenta tem sido uma opção e tanta para empresas que não abrem mão de ser destaque no mercado.
O Blog na prática
Em um país aonde existe mais dispositivos conectados à internet do que pessoas, ter um site é, no mínimo, uma atitude sensata para qualquer empresa interessada em manter-se competitiva. Da mesma maneira que a fachada da loja física, a página na na web funciona como uma porta de entrada para o público geral.
A questão é que ter apenas o site não dá conta de uma demanda que tem sido pulsante atualmente, que é dialogar com o consumidor cada vez mais conectado e exigente. Nasce aí a necessidade de entender e dialogar com estas pessoas, a fim de entregar um serviço de qualidade.
O Blog é o caminho para resolver este problema. Estamos falando de uma área dentro do próprio site da empresa, onde o objetivo é compartilhar conteúdo relevante, com potencial de interação com o público, podendo resultar até em aumento das vendas. Novidades da companhia, dicas sobre produtos e suporte ao cliente são assuntos comuns neste espaço.
Ganhe reconhecimento
O que destaca o blog de uma página institucional é o caráter menos formal e mais opinativo, onde a preocupação maior é entregar um conteúdo relevante. Assim sendo, a regra que prevalece é falar sobre assuntos que estejam relacionados com o negócio da empresa.
A ideia é emitir opinião a respeito de temas que compreendam o campo de atuação da companhia. Com isso, as pessoas passarão a ter uma visão de confiança e respeito. Se você é dono de um petshop, por exemplo, usar o blog para dar algumas dicas sobre cuidado com a higiene do animais tornará seu negócio referência no assunto, consequentemente a procura pelos seus serviços.
Quando o blog tem conteúdo novo com frequência, os mecanismos de busca indexam as páginas entendendo que ali há publicações periódicas com informações que podem ser relevantes aos usuários. Dessa forma, a possibilidade de aparecer nas melhores posições do Google aumentam.
Eduque seu público e melhore o suporte ao cliente
Se sua empresa tem um produto ou serviço que não é de fácil assimilação, o blog será o grande aliado. O espaço poderá ser usado para compartilhar dicas de manuseio e cuidados importantes. Uma pratica comum, por exemplo, é fazer publicações com os problemas e soluções mais recorrentes.
Em reflexo a isso, o número de chamados no suporte ao clientes, tende a diminuir, pois o público encontra a solução para seus problemas de maneira rápida e simples.
Mais tráfego para o site
A ideia é que o blog esteja em constante atualização. Essa dinâmica fará com que as pessoas entendam a preocupação da empresa em compartilhar conteúdos importantes e sempre atuais.
Cada atualização deve ser enviada ao cliente no formato de email marketing, além do compartilhamento pelas redes sociais da empresa. Essa é uma forma de atrair mais visitas para o site. Quanto maior o tráfego, a possibilidade de conquistar clientes aumenta.
Viu só o quanto um blog pode ajudar a melhorar a performance do sua empresa? Os benefícios não param por aí, temos mais dicas interessantes. Deixa seu comentário e assina nossa newsletter para saber mais.