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Entenda a importância do ROI para sua estratégia de Marketing Digital

Entenda a importância do ROI para sua estratégia de Marketing Digital

Entenda a importância do ROI para sua estratégia de Marketing Digital

É quase impossível falar de Marketing Digital e não citar o ROI, ou retorno sobre o investimento. Isso porque é com essa métrica que você saberá se os seus investimentos estão valendo a pena e se a sua estratégia está dando certo. Caso ainda não esteja familiarizado com o termo, explicaremos todos os detalhes para que você entenda a importância do ROI para empreendedores em geral!

Todo negócio tem os seus indicativos de sucesso. O ROI talvez seja o mais importante entre eles, pois mostra o panorama financeiro de suas ações — que devem, no mínimo, ficar zeradas ou sem prejuízos. Confira como funciona essa métrica no texto a seguir!

O que é ROI?

ROI é uma métrica que determina qual foi o seu retorno sobre determinado investimento da sua empresa. Numa campanha para gerar leads, por exemplo, é possível saber quanto cada cadastro está custando para seu negócio. E, depois de analisar a quantidade de vendas geradas por aqueles clientes, você pode descobrir qual é o ROI ou o retorno de sua campanha.

A ideia, obviamente, é que o retorno seja positivo. É preciso monitorar sua campanha ou ação para fazer os cálculos, e também para saber se será necessário realizar ajustes durante a sua execução. Uma das vantagens do Marketing Digital é justamente permitir esta mensuração em tempo real.

Como o ROI é calculado?

A fórmula para o cálculo do ROI é:
(lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Essa é uma métrica muito fácil de acompanhar, e muitas empresas, inclusive, criam metas para o seu ROI, determinando o início e o fim de uma atividade e quanto esperam lucrar no período. Pode ser interessante trabalhar dessa forma, pois isso acaba criando um objetivo, o que tende a fazer com que os planejamentos sejam mais elaborados.

Por que o ROI é importante?

O retorno sobre o investimento pode antecipar situações que tendem a prejudicar sua empresa, e até mesmo evitá-las. Por exemplo, ao perceber que um tipo de mídia não é adequada para seu empreendimento, você pode focar naquelas que realmente dão retorno. Ao criar essa filosofia de acompanhar metas na sua empresa, você melhora a qualidade de suas ações e, principalmente, evita gastos desnecessários.

Outra vantagem importante de adotar esta métrica na sua empresa é que, no planejamento de todo projeto, os custos iniciais estarão devidamente listados. Dessa forma, você também otimizará suas receitas e poderá aumentar o lucro de sua empresa.

Quais são os principais erros ao implementar o ROI numa estratégia de Marketing Digital?

Depois de entender o básico sobre o retorno sobre o investimento, é hora de conferir o que evitar no momento de calcular o seu ROI:

  • Não utilizar uma solução de métricas adequada

Boa parte das empresas simplesmente confere as vendas e quanto gastaram em um determinado período. É preciso ter ferramentas de mensuração que lhe ofereçam inteligência e ajudem na tomada de decisões, apresentando gráficos e outros dados que facilitem a interpretação de tudo que acontece nas suas campanhas.

  • Não atualizar suas metas

Por mais que sua empresa já tenha num número interessante de ROI, é preciso manter um objetivo de crescimento constantemente atualizado. Meta maiores trazem um maior empenho, o que provavelmente lhe proporcionará resultados melhores.

  • Não realizar um bom planejamento

É preciso focar no que realmente lhe oferece retorno e não ficar preso às chamadas métricas de vaidade. Um bom exemplo deste tipo de métrica é o número de curtidas de uma página no Facebook. É interessante ter uma página com uma boa quantidade de seguidores, mas criar metas e acompanhar esse tipo de métrica pode ser um investimento ruim, uma vez que as curtidas não irão lhe oferecer nenhum lucro ou retorno financeiro direto.

E então, entendeu a importância do ROI para sua estratégia de Marketing Digital? Toda empresa que deseja ter sucesso deve incluir esse tipo de métrica no seu planejamento. Calcular corretamente o seu retorno sobre o investimento é excelente para manter seu negócio estável e lucrativo. Deixe um comentário com sua opinião sobre essa prática na sua empresa!