Entenda a importância de criar um blog para o Inbound Marketing
Toda estratégia de negócio precisa partir de um centro, que vai nortear toda e qualquer iniciativa que a empresa tomar durante a execução das atividades. Com o marketing digital a história não é diferente, e neste caso é o blog da empresa que executa esta função centralizadora. Especialmente para empresas que trabalham com Inbound Marketing, criar um blog é uma das atividades mais importantes pois ele tem o papel de fortalecer esta estratégia, além de consolidar a presença da marca e aumentar do alcance do negócio.
Neste post nós vamos mostrar a você os principais benefícios de criar um blog dentro da sua estratégia de marketing digital, contextualizando o Inbound Marketing, e ainda com algumas dicas para você maximizar os resultados com este trabalho. Vamos lá?
O que é Inbound Marketing
Antes de partir para o blog, vamos definir o que é Inbound Marketing. Este é o nome dado para um tipo de ação de marketing digital que consiste na criação e no compartilhamento de conteúdo relevante e útil para uma audiência específica e pré-definida. Isso significa que os conteúdos precisam resolver problemas reais dessas pessoas, e é por este motivo que no Inbound Marketing é fundamental que a empresa conheça muito bem seu público.
Diferente do marketing tradicional, que interrompe o que as pessoas estão fazendo para exibir publicidade, o Inbound trabalha com a permissão do usuário, que autoriza que a empresa mantenha contato com ele via canais digitais.
Com este trabalho, a empresa vai se tornar uma referência em seu segmento de atuação, além de ganhar credibilidade perante outros atores do mercado, e, com isso, aumentar suas chances de ser lembrada por aquele grupo de potenciais clientes. O objetivo deste trabalho é gerar relacionamento com o público-alvo, de modo que no futuro ele se torne um cliente da empresa.
Vantagens e benefícios de criar um blog para sua empresa
Para uma boa estratégia de Inbound Marketing, criar um blog para a empresa é fundamental, pois é nele que estarão centralizadas todas as iniciativas previstas. Existem diversas peças de conteúdo possíveis em um trabalho como esse. Uma vez que você comece a investir nisso, tudo o que for criado será hospedado no blog, e cada material terá um objetivo específico para auxiliar no cumprimento da meta macro.
Um post convencional vai auxiliar na aquisição de tráfego, enquanto ebooks e infográficos vão trabalhar para conversão no topo de funil, séries de vídeos e whitepapers para o meio de funil e webinars parar tirar dúvidas de leads qualificados no fundo do funil. Tudo isso no blog da sua empresa. Além desta centralização da estratégia de Inbound Marketing, existem outras vantagens pontuais para a sua empresa criar um blog. Veja só:
Auxílio para o trabalho de SEO
Um dos maiores objetivos que o blog de uma empresa pode ter é ajudar a atrair mais tráfego orgânico para o site da organização. Isso significa auxiliar no trabalho de SEO — Search Engine Optmization ou, em português, a Otimização para Mecanismos de Busca — área do marketing digital que prevê iniciativas para melhorar o posicionamento de sites no Google. Duas das principais influências para um bom posicionamento são o conteúdo gerado e a quantidade de links externos direcionando para o site. Criar um blog e inserir bom conteúdo nele com foco nas palavras-chave certas vai aumentar a indexação de cada post individualmente, ao mesmo tempo que o site como um todo ganha relevância, afinal de contas bom conteúdo é quase uma garantia de alguns backlinks espalhados por aí.
Baixo investimento para um potencial retorno
Criar um blog é um trabalho que, de início, não demanda um investimento muito alto, como é o caso de outras iniciativas de marketing, onde o retorno está diretamente ligado ao quanto se gasta. Neste caso existem diversas plataformas gratuitas, como o WordPress, e que ainda não demandam um conhecimento super avançado para implementar na empresa. Com um pouco de criatividade e pesquisa por conhecimento é possível criar um blog bacana para seu negócio. Além disso, mantendo uma regularidade de publicação no blog, você vai garantir resultados de marketing digital muito mais duradouros, já que uma vez que ele comece a ganhar popularidade o número de acessos só tende a aumentar.
Credibilidade de mercado
Como já falamos no começo, uma das vantagens do Inbound Marketing é a conquista de credibilidade no mercado, e obviamente este é também um dos benefícios em criar um blog para sua empresa. Para chegar neste ponto o espaço do blog pode ser usado tirar dúvidas, comentar sobre o mercado, discutir novidades do segmento, postar artigos educativos, entre tantos outros. Com isso os leitores vão construir uma relação de confiança com sua empresa, e a credibilidade da marca e do negócio como um todo só vão aumentar.
Relacionamento com o público-alvo
Essa relação de confiança que se cria transforma o blog em um excelente canal de relacionamento com o público, outra grande vantagem de ter um para seu negócio. Através dos campos de comentário seus leitores podem interagir com você em posts onde você pode incentivar também a interação. Um campo de cadastro de e-mails vai ajudar também a construir um mailling ainda mais completo com pessoas interessadas em sua marca, e em tudo aquilo o que você tem para falar a eles. Quer vantagem maior que essa?
5 dicas para ter mais resultados com o blog da sua empresa
Faça um bom planejamento de conteúdo
Para criar um blog e ter resultado não adianta nada apenas começar a produzir textos sem organização. Antes de começar é fundamental entender seu mercado, a persona de seu público, para só então desenvolver um planejamento de conteúdo para começar a execução do trabalho.
Trabalhe com a taxa de conversão do conteúdo
Como toda estratégia de marketing, a criação de um blog precisa ter um objetivo de negócio muito claro. Isso significa que cada post precisa ser construído para auxiliar em uma conversão no site, seja ela um cadastro, a visualização de outro material, um download, entre outros.
Promova o conteúdo nas mídias sociais
Depois de começar a produzir conteúdo, é chegada a hora de adquirir tráfego para o site. Para isso existem diversas iniciativas possíveis, e uma delas é promover o post nas mídias sociais com a publicação do link na fanpage da marca, se possível mediante o investimento para aumentar o alcance na rede social.
Invista em SEO para os posts
Outra maneira para adquirir tráfego que falamos acima é através do SEO. Isso significa que todo post em seu blog precisa ser construído com foco em uma palavra-chave que tenha um número razoável de buscas no Google, e que faça sentido para sua estratégia de negócio.
Monitore os resultados e reveja sua estratégia
Por fim, é fundamental que você monitore todos os seus resultados, e, sempre que possível, reveja sua estratégia com o objetivo de propor melhorias baseados nas análises do que já foi feito.
Agora você já sabe tudo sobre blogs corporativos e Inbound Marketing! É hora de criar um blog para sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto e ficar por dentro de novidades, assine nossa newsletter!