Como o marketing digital pode te ajudar a trazer novos clientes?
Embora o marketing tradicional continue sendo importante e tendo relevância no mundo dos negócios, em um mundo cada vez mais conectado o marketing digital ganha força. Mais do que apenas o “marketing feito na internet”, o marketing digital é uma estratégia elaborada e que pode se adaptar à visão do mercado da sua empresa de modo a conseguir mais clientes. Quer saber como isso é possível? Então veja como o marketing digital pode te ajudar a trazer novos clientes!
Por que fazer o marketing digital?
Fazer o marketing digital atualmente é mais do que apenas uma possibilidade estratégica: é algo indispensável para empresas que desejam se alinhar com a nova realidade do mercado. Em 2011, 90% empresas brasileiras já investiam em mídias online e por isso é tão importante utilizar essa técnica em seus negócios.
A popularidade do marketing digital se deve basicamente ao fato de que ele não gera apenas mais oportunidades de negócio como também melhora o posicionamento e visão da marca, sendo capaz de transformar o seu negócio em uma autoridade de nicho. Além disso, ele é mais barato do que o marketing tradicional e possui um alcance maior por usar a internet como ferramenta.
Como o marketing digital pode trazer novos clientes?
Como possui uma série de estratégias, o marketing digital possui formas diferentes de atrair os clientes. Isso, inclusive, é benéfico para se adaptar a diferentes realidades e objetivos. As principais formas de atrair novos clientes incluem:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo baseia-se na produção de informações altamente relevantes para o público de interesse. Essa produção pode acontecer com artigos para blog, e-books gratuitos, infográficos ou vídeos, por exemplo.Como parte de uma estratégia de marketing de atração, em que a marca é encontrada pelo cliente, o marketing de conteúdo também é capaz de aumentar a autoridade da empresa sobre o assunto tratado, fazendo com que ela se fixe entre as primeiras opções de compra do cliente de maneira orgânica.
SEO
Já o SEO é a sigla para Search Engine Optimization e consiste em otimizar o conteúdo produzido para conseguir melhores posições nos mecanismos de busca. Com a otimização feita do jeito certo, sempre que um potencial cliente pesquisar uma determinada palavra-chave encontrará o conteúdo produzido pelo seu negócio entre as primeiras posições.
Com isso, aumentam as chances de que o cliente em potencial clique no link e possivelmente conheça mais sobre a sua empresa, possibilitando um contato e uma compra futura.
Links patrocinados
Já os links patrocinados servem para colocar o site da empresa nas primeiras posições dos mecanismos de busca de maneira paga. Para isso, definem-se algumas palavras-chave e configura-se como o anúncio vai aparecer e em qual período.
Normalmente esses links levam a landing pages, ou seja, a páginas de captação a fim de gerar uma maior quantidade de leads e por conseqüência a um maior número de oportunidades de negócio.
E-mail marketing
O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais efetivas do marketing digital e consiste em enviar, com autorização, e-mails para os clientes e possíveis clientes.
É uma estratégia muito utilizada por lojas virtuais que normalmente mandam e-mails com ofertas e promoções para os clientes, mas também pode ser usada por quem produz conteúdo, por exemplo.
Dentor do e-commerce, inclusive, o e-mail marketing é o que possui a melhor taxa de conversão: 2,53% era a taxa apurada pelo Serasa Experian em 2013.
O marketing digital possui diferentes estratégias que são capazes de te ajudar a trazer novos clientes e gerar oportunidades valorosas de mercado. O uso simultâneo de diferentes estratégias, inclusive, apresenta resultados bastante satisfatórios, garantindo mais lucro para as empresas.
Você tem alguma dúvida sobre como o marketing digital pode ajudar o seu negócio? Não deixe de comentar e debater o tema! E se você quiser ficar por dentro de mais textos como esse, assine a nossa newsletter.