Como funciona o funil de vendas no marketing digital
Com a grande competitividade dentro do mercado online, construir um funil de vendas que gere altas taxas de conversão tem se tornado um desafio cada vez maior para a maioria das empresas.
Atrair leads nem sempre é a parte mais difícil nesse processo. Algumas estratégias podem fazer com que muitas pessoas se tornem visitantes do seu site, o problema maior é fazer com que esses visitantes se tornem efetivamente clientes, ou seja, transformar visitantes em pessoas que irão realmente adquirir o produto ou serviço que você está vendendo.
Por isso, é bastante importante que se faça um mapeamento de todo o processo do funil para fazer com que ele efetivamente ajude a empresa a aumentar suas vendas.
Neste post, iremos mostrar como funciona um funil de vendas no marketing digital e quais são os passos e estágios mais importantes dentro da jornada do cliente. Acompanhe!
O que é um funil de vendas?
Dentro do inbound marketing o funil de vendas é uma das partes mais complexas e importantes. Podemos conceituar funil de vendas como sendo as várias etapas pelas quais um visitante passa até chegar a seu site e efetuar uma compra.
Como definir um funil de vendas ideal para seu negócio?
Definir o funil de vendas ideal para seu negócio é a primeira parte do processo para poder saber o que fazer durante uma conversão. O propósito do funil é levar os prospects até o final, ou seja, gerar leads que se tornem contatos qualificados e em seguida se tornem compradores.
O número de etapas de um funil vai depender do objetivo de cada empresa, portanto um funil ideal pode variar de acordo com o seu tipo de negócio ou produto. Mas, geralmente, o mais comum é utilizar estrategicamente 3 etapas apenas. Assim, o processo torna-se mais simples e mais eficiente, por trabalhar com as principais partes do funil.
Quais são as principais etapas de um funil de vendas em marketing digital?
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1ª etapa:
Tente visualizar, literalmente, um funil. Essa dica é bastante útil para entender as 3 principais etapas do processo. A entrada ou o topo é bem mais largo. Nessa fase do funil a pessoa ainda não tem consciência ainda de que necessita do seu produto ou serviço. Essa é a parte do processo onde se deve usar as melhores estratégias de marketing digital para gerar mais leads.
É hora de trabalhar duro para prospectar clientes, focar em um público-alvo e utilizar estratégias para divulgar sua empresa. Isso pode ser feito através do envio de e-mail marketing, newsletters, Google Adwords, Facebook ADS, mídias sociais, entre outros.
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2ª etapa:
Agora, visualize o meio, ele se refere a 2ª etapa do funil de vendas. Nessa etapa é importante a qualificação de seus clientes. Aqui a pessoa percebe uma necessidade e tenta buscar uma solução para seu problema.
É no meio do funil que ela começa a demonstrar interesse pelo seu produto; agora é o momento propício para entrar com as estratégias de atração. Você pode aproveitar o ápice para passar maiores informações sobre o que vende e como o seu produto pode satisfazer a necessidade do cliente.
Após essa etapa, se tudo caminhar de acordo com o esperado, o cliente caminha para o final do funil.
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3ª etapa:
Na 3ª etapa, chegamos ao final do funil de vendas. Nessa fase, o cliente avalia seu produto. Ele pode criar algumas objeções, fazer comparações, tentar negociar e finalmente chegar a uma decisão final: a compra!
Embora a maioria dos vendedores se preocupe mais com essa etapa, deve ficar bem claro que ela é apenas uma parte do processo. Para chegar ao fundo do funil, as fases anteriores devem ser sempre muito bem trabalhadas. Sem um trabalho anterior, estrategicamente bem feito, será impossível chegar a um resultado positivo no final do funil de vendas.
Como vimos, a jornada do cliente em um processo de compra passa por essas 3 etapas do funil de vendas. Assim, quanto mais efetivas forem suas estratégias durante a jornada do cliente, mais bem-sucedidas serão suas vendas.
Pronto pra trabalhar no funil de vendas de sua empresa? Alguma dúvida que gostaria que esclarecêssemos? Deixe seu comentário!