Afinal do que trata a geração de leads?
Se você pesquisar mais a respeito do marketing digital, rapidamente vai se deparar com o termo geração de leads. Isso porque esse é um aspecto essencial para o bom desempenho dos negócios na web, seja qual for o porte ou segmento da sua empresa. Mas afinal, você sabe o que são leads?
Neste post vamos explicar mais sobre o tema e também dar dicas de como aumentar a geração de leads, com o objetivo de ampliar os resultados da sua empresa. Acompanhe!
Entenda o que são os famosos leads
Quando se trata de estratégias de marketing digital, o objetivo principal não é simplesmente obter mais acessos para sua página, mas sim incentivar os usuários a executar alguma ação fornecendo seus dados e, assim, demonstrando interesse direto por produtos ou serviços da empresa.
Esses visitantes que mostraram um interesse inicial pela empresa são os chamados leads, que, de forma mais simplificada, podem também ser considerados clientes em potencial. A ação que executam pode ser assinar a newsletter, fazer um cadastro, entrar em contato ou fornecer seu e-mail em troca de conteúdo especializado.
Saiba porque os leads são tão relevantes para sua empresa
Gerar leads é fundamental nas ações de marketing digital por configurar uma etapa decisiva na conversão do visitante em um consumidor ativo. Ou seja, entre o início e o final da trajetória do cliente, está o lead.
Justamente por isso, é imprescindível a qualquer negócio criar estratégias para uma geração de leads eficaz. O primeiro passo é entender melhor quem são os seus clientes em potencial, de modo a criar conteúdos e informações relevantes a eles e, assim, conquistar novos leads.
Ter um conteúdo atrativo e direcionado ao seu público é um princípio chave para todas as práticas de marketing digital. Porém, um bom conteúdo pode – e deve – estar associado a outras estratégias capazes de potencializar a geração de leads.
Posicione a newsletter e pop-up em locais estratégicos
Uma das maneiras mais eficazes de gerar leads é por meio da assinatura da newsletter. Mantendo um formulário bem posicionado em locais estratégicos no site ou blog da empresa, é possível aumentar as chances do visitante se cadastrar.
Outro recurso interessante é utilizar janelas de pop-up que podem aparecer ao fim de um artigo ou antes do usuário fechar a página, incentivando o visitante a preencher seus dados após conferir um conteúdo de qualidade.
Utilize e-books como forma de atrair os visitantes
O e-book é um dos formatos mais utilizados para atrair visitantes e gerar leads. Ele apresenta um conteúdo mais aprofundado, com soluções ou dicas que vão além das publicações realizadas no blog, porém, diretamente relacionadas a elas.
Ao oferecer o download de um e-book em sua página, você estará presenteando o visitante com um livro gratuito em troca de seu contato, sendo uma ação muito valorizada pelo usuário e benéfica para a empresa, que pode, assim, ampliar a geração de leads.
Além disso, o ebook é uma excelente maneira de informar os novos leads e capacitá-los para o próximo estágio no processo de vendas.
Ofereça kits para ampliar a geração de leads
Seguindo o mesmo princípio dos ebook estão os kits. Eles são a compilação de diversos conteúdos que já foram publicados sobre determinado tema, e que o usuário recebe de uma só vez. Esse tipo de conteúdo em grupo costuma ter boa aceitação dos visitantes e pode ser uma boa maneira de gerar leads.
Combine diferentes estratégias
Para que todos esses recursos gerem o efeito desejado, é preciso estar sempre atento às necessidades do público, de modo a combinar estratégias eficazes e baseadas em um conteúdo que seja, de fato, relevante ao usuário.
Para isso, é fundamental que as primeiras etapas do relacionamento com o cliente sejam planejadas de modo estratégico, avaliando regularmente o resultado esperado das ações de marketing de sua empresa e os leads alcançados.
Agora que você aprendeu sobre a importância da geração de leads, é hora de colocar essas dicas em prática. Não deixe de compartilhar conosco sua opinião sobre o assunto!