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8 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

8 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

8 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

O atendimento é a área da empresa que estabelece uma relação direta com o consumidor. Assim, boas práticas no setor são fundamentais para garantir novos clientes e fidelizar os antigos. Focar no atendimento a longo prazo e em uma relação duradoura com o público, com bons resultados para a empresa, depende de uma série de ações e habilidades do atendente, que precisa ser bem treinado. Confira aqui 8 dicas para melhorar o atendimento ao cliente:

Procure dialogar e ter empatia

Coloque-se no lugar do cliente: é assim que você gostaria de ser atendido? Pense em todas as vezes que você já esteve na posição do consumidor para então promover um atendimento adequado ao contexto e aos serviços oferecidos. Uma prática interessante é realizar pesquisas de opinião com o público e manter um canal aberto de comunicação, para críticas e sugestões. Empatia é fundamental para aprimorar a relação com a sua clientela.

Transmita confiança na sua empresa

Invista em ferramentas para consolidar a imagem da sua empresa no mercado. Isso pode ser atingido através de ações publicitárias e de divulgação, mas principalmente através da valorização da marca a partir do “boca a boca”. A qualidade do serviço prestado e a valorização dos clientes são essenciais para o ganho de confiança na empresa, e consequente fidelização e recomendação da marca.

Ofereça soluções

Tenha sempre em mente: uma empresa não deve fornecer simplesmente um produto ou serviço, mas uma solução. As pessoas compram e investem em respostas para problemas e objetivos, e o papel do empresário no atendimento é auxiliar seus clientes a chegarem a uma conclusão sobre qual seria a melhor solução para aquilo que busca.

Seja ágil e eficiente para solucionar o problema do cliente

Ouvir o cliente com atenção é o primeiro passo para realizar um atendimento eficiente e ágil. Gastar um pouco mais de tempo conversando com o cliente, de modo a chegar a um entendimento preciso sobre suas necessidades, implica em uma economia de tempo com possíveis equívocos e retrabalho. Procure também se aperfeiçoar no serviço para solucionar o problema do cliente com mais rapidez. Você vai evitar frustrações e desgastes, e chegar a um nível maior de satisfação do cliente.

Veja o cliente como parceiro

O atendimento é uma via de mão dupla: as duas partes tem interesse na relação e trocam conhecimento e ajuda. É essencial compreender essa parceria e não pensar no cliente como alvo a ser atingido a qualquer custo.

Não perca o entusiasmo

Paciência e entusiasmo são chaves para um bom atendimento. Saiba acolher e trabalhe com profissionalismo e bom humor. É importante que o atendente entenda os problemas e frustrações do cliente e seja paciente, evitando criar stress na relação. Se o cliente é fiel e está comprando um produto ou serviço pela centésima vez, é motivo ainda maior para que o atendimento seja tão entusiasmado quanto foi na primeira troca comercial com a empresa. Você deve lembrar que a conquista ao cliente é uma empreitada duradoura.

Seja sincero

Evite mal entendidos e seja sempre transparente com o cliente. Se houve um erro com o serviço, admita-o; se o atendente não houver compreendido o pedido do cliente, pergunte novamente; se a empresa não oferece um produto ou serviço que atenda bem aos objetivos do cliente, seja claro sobre isso e ofereça soluções.

Saiba aproveitar também o pós-compra

Muitas vezes clientes têm dúvidas sobre a compra efetuada: se era realmente necessária, se foi a melhor opção ou se a empresa vai fornecer um produto ou serviço adequado. Nesse momento do pós compra, crie algumas ações para atingir o consumidor. É interessante assinar os clientes em newsletters da empresa, enviar mensagens, cartões ou kits que o agradeçam pela compra e que garantam que foi uma boa escolha, e avisar também da chegada de novos produtos ou promoções. A ideia é não abandonar o cliente depois do contato da troca comercial, e ainda correr atrás da fidelização.

Gostou das dicas? Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre como melhorar o atendimento ao cliente, deixe aqui seu comentário!