Como utilizar o marketing digital para fidelizar clientes
Contar com uma estratégia de marketing digital para atrair novos clientes e alavancar as vendas, alcançando o público-alvo no meio onde ele está inserido é, sem dúvida, o foco principal das empresas. Este empenho na busca pela atenção e atração de novos clientes e negócios, faz com que algumas empresas escolham não despender tanta atenção com aqueles que já são clientes da marca, produto ou serviço, mas como já diz o ditado: “quem não dá assistência, abre espaço para a concorrência”! E é uma verdade. Logo, fidelizar o cliente é tão importante quanto atrair novos.
Trabalhe o pós-venda
Digamos que você já atraiu o cliente e finalizou a venda do produto. Perfeito! Então agora pegue o gancho do pós-venda.
Vamos usar como exemplo o Raimundo, que comprou uma impressora multifuncional na sua loja de e-commerce. Aproveite a oportunidade para enviar um e-mail marketing oferecendo os cartuchos de tinta, no prazo de aproximadamente 1 mês após a data da compra.
A atitude parece simples, mas demonstra que a sua empresa se importa:
- ele foi lembrado de que deve repor os cartuchos;
- o e-mail foi personalizado em nome do Raimundo (a personalização fideliza);
- Raimundo não entende de tecnologia e não sabe ao certo quais são os cartuchos apropriados para a impressora. Você envia o modelo, cores e preço no e-mail marketing;
- Raimundo não tem tempo de pesquisar sobre o cartucho e fazer a compra em outra loja, logo, ele aproveitará a sua oferta.
Mas, não é só isso. O pós-venda também oferece a possibilidade de resgatar antigos clientes. Através de uma base dados, é possível analisar quais foram as suas últimas compras, identificar quais são as suas possíveis necessidades e também retomar o relacionamento com o cliente.
Use conteúdo para aproximar e fidelizar clientes
Oferecer conteúdo relevante, além de atrair e aproximar o cliente novo, pode também retomar o relacionamento com o antigo e fidelizar os atuais.
As dicas e soluções são sempre muito apreciadas pelos consumidores. Considerando que a sua empresa venda produtos, elas podem ser de como usar melhor o produto adquirido. Exemplo: como aproveitar ao máximo os recursos de uma SmartTV, receitas de sucos e vitaminas para fazer no seu novo liquidificador, como conservar melhor o seu jeans e por aí vai. Tudo depende de qual é o seu produto ou serviço.
Este tipo de conteúdo educa o cliente, informa de fato e agrega valor, estimulando a preferência do cliente pela marca.
Solicite uma avaliação
Este pedido de avaliação vale ouro! Uma empresa que trabalha o questionário de avaliação está dando voz ao cliente. Além disso, mostra que a empresa não está preocupada em somente vender, mas sim com a satisfação do cliente. Neste caso, a satisfação vem em primeiro lugar. Um questionário amplo possibilita avaliar muitos quesitos e, com a informação em mãos, fica mais fácil enxergar o que precisa ser melhorado.
O trabalho de pós-venda tem como objetivo garantir a satisfação do consumidor e fidelizar este cliente. Portanto, ouça o que ele tem a dizer sobre a experiência após a compra e trate com seriedade os pontos que obtiveram baixa classificação.
Se apoie nas redes sociais
Este é o canal de relacionamento mais dinâmico de contato com o cliente. Através dele, comumente vemos o consumidor ganhando voz e botando a boca no trombone. Aqui, normalmente, o cliente não é passivo. Ele interage dando opiniões — positivas ou negativas — sugestões, reclamações e também atua na divulgação da marca ou produto — seja de forma negativa ou positiva. Tudo sempre dependerá de como foi a experiência dele com a marca.
Diante do que falamos até aqui, fica evidente a importância de trabalhar o relacionamento com o cliente antes, durante e depois da compra. Principalmente, pois o consumidor moderno busca mais do que um bom preço. Por isso, objetivamos, sobretudo, fidelizar clientes — para que ele não seja o “cliente de uma compra só”.
Gostou das dicas? Como a sua empresa trabalha o pós-venda? Conte para nós qual é, em sua opinião, a melhor forma de manter o contato e fidelizar os clientes.