8 razões para sua empresa usar e-mail marketing
Muitas pessoas e empresas já anunciaram a morte do e-mail marketing, mas a verdade é que ele está vivo, e bem. Segundo pesquisa da Pardot, 73% das empresas o consideram fundamental para suas estratégias de marketing digital. Um número considerável, não é? E por que você deveria investir em e-mail marketing? Quais benefícios essa estratégia pode trazer para o seu marketing digital? Confira agora!
Comunicação direta e eficiente
Praticamente todo mundo tem um e-mail, ou mesmo dois: um pessoal e um corporativo. A cada dia, essas contas são verificadas mais de uma vez pelo usuário, ainda mais com a facilidade de se ter todos os e-mails à mão com os smartphones. Isso significa que você tem uma comunicação direta e eficiente com seus clientes, sem intermediários.
Segmentação
O e-mail marketing é fortemente usado pelas empresas porque ele tem um alto poder de segmentação, ou seja, você pode enviar e-mails diferentes para cada grupo de clientes, ou ainda um e-mail único para cada cliente. Essa segmentação não é apenas por dados demográficos, como faixa etária e renda, mas também por dados comportamentais, como conteúdos mais procurados, páginas mais visitadas e histórico de compras.
Personalização
Além de segmentar sua base de e-mail para enviar materiais direcionados aos interesses dos seus clientes, você pode ainda personalizar cada mensagem, inserindo o nome do cliente, um dado pessoal ou um conteúdo exclusivo, como um cupom de descontos, uma oferta de teste grátis ou um e-book que possa ajudá-lo a escolher a melhor solução.
Versatilidade
Nenhuma ferramenta de marketing digital é tão versátil quanto o e-mail marketing. Você pode utilizá-lo para diversos propósitos, como enviar uma newsletter, uma oferta personalizada, uma pesquisa a ser respondida e até uma felicitação por uma data comemorativa. Opções de uso para o e-mail marketing não faltam, basta você definir sua mensagem e configurar sua ferramenta de automação para o envio.
Custo atrativo
O custo sempre é um fator que impacta na composição do mix de marketing. Mas com o e-mail marketing você não precisa se preocupar, pois ele é uma estratégia de baixo custo e alto retorno financeiro para a empresa, já que seu envio é escalável. Quanto mais e-mails na sua base você tiver, menor será o custo de investimento nessa estratégia.
Mensuração de resultados
A facilidade com que podemos coletar dados dos clientes com a ajuda do e-mail marketing possibilidade que você mensure o desempenho das suas campanhas em tempo real, podendo realizar os ajustes necessários a qualquer momento. Desde a taxa de aberturas até os cliques dados, tudo isso pode ser acompanhado pela sua equipe sem complicações.
Aprendizado
Com os dados que você coleta sobre os usuários que recebem seus e-mails, você pode aprender mais sobre o comportamento dos seus clientes e com isso aumentar a efetividade das suas ações de marketing digital. Você descobrirá, por exemplo, conteúdos preferidos, dias da semana em que há mais aberturas de e-mail, cupons de desconto que são utilizados e notícias que atraem mais tráfego para o seu site.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O tão famoso ROI do e-mail marketing pode chegar a 4000%, desde que você esteja sempre atento ao seu desempenho e invista em melhoria contínua das suas estratégias. Isso significa que, para cada 1 real investido, você pode obter 40 reais de retorno, um valor que poucas estratégias de marketing geram.
Para 69,7% dos consumidores, o e-mail marketing é o melhor canal de relacionamento com empresas. E você, o que está esperando para começar a investir em e-mail marketing?
Ficou com dúvidas em relação às vantagens do e-mail marketing? Gostaria de acrescentar outros benefícios dessa estratégia? Deixe seu comentário!