10 dicas arrasadoras para construir uma estratégia de redes sociais
De tão populares, as mídias sociais mudaram a forma como empresas e consumidores se relacionam. Era difícil imaginar há 15, 20 ou 25 anos a aproximação que essas plataformas proporcionariam a essas duas pontas do mercado. Com o passar do tempo, vieram o marketing nas redes sociais e as novas maneiras de as marcas abordarem seus potenciais e atuais clientes.
O relacionamento agora é mais direto, e o diálogo entre empresas e público é maior. Os consumidores se tornaram mais participativos: podem seguir, pesquisar, comentar, elogiar, criticar, conversar com as marcas e até comprar pelas próprias redes sociais, as quais englobam mais, a cada ano, todo o processo de compra. As interações nas mídias sociais passaram a influenciar as decisões de consumo.
Uma estratégia de redes sociais bem-sucedida é aquela com que a empresa consegue promover sua marca, gerar novos leads, se relacionar com o público, conquistar e encantar novos clientes. É um processo que pode se tornar mais simples se você acompanhar as 10 dicas que preparamos. Veja a seguir.
1. Estude suas personas para fazer marketing nas redes
O marketing nas redes sociais, assim como o marketing tradicional, tem por foco os consumidores. Logo, começar uma campanha sem ter ao menos um público-alvo como referência é como dar um tiro no escuro.
Se você não tiver uma persona, crie a partir das principais informações e comportamentos dos seus clientes ideais. Com esses dados, você saberá quais as necessidades do seu público e como irá propor sua solução. Além disso, terá uma linha de abordagem definida, como a linguagem mais apropriada, o tipo e os formatos de conteúdo mais relevantes, as redes sociais escolhidas, a frequência e o horário de postagens, etc.
2. Conheça o perfil de cada rede social
Existem dezenas de redes sociais conhecidas que poderiam ser aproveitadas pela sua empresa, mas nem todas serão úteis ou importantes. Além do mais, administrar tantas plataformas ao mesmo tempo pode demandar esforços e gastos desnecessários. Garanta ao menos um perfil nas redes mais universais e populares, como Facebook e Twitter. A partir daí, passe a analisar qual mídia está mais alinhada com as suas personas.
Para contatos mais formais e profissionais, o LinkedIn é uma boa. Se você trabalha com conteúdos ricos visualmente, o Instagram e o Pinterest são ótimas escolhas. Caso você pretenda produzir e distribuir conteúdo em vídeo, o YouTube, o Vimeo e o Periscope são alternativas interessantes. Por fim, para trabalhar o SEO do seu site por meio de um perfil popular, o Google+ deve ser lembrado.
3. Trace objetivos e metas
Sabendo para quem você vai se comunicar e onde, o próximo passo é definir os objetivos dos seus perfis. O que você espera conseguir após 6 meses ou 1 ano nessas redes sociais? Seus objetivos podem ser gerar uma quantidade X de leads, aumentar o reconhecimento da marca ou tornar essas mídias responsáveis por Y% das suas vendas.
Procure ordenar os objetivos do marketing nas redes sociais com os de negócio e de marketing no modo geral. Eles também devem ser mensuráveis e alcançáveis. O mesmo vale para as metas, as quais são mais específicas e funcionam como etapas necessárias para atingir os objetivos principais – exemplo: conseguir uma quantidade X de seguidores ou aumentar o tráfego no site.
4. Produza e compartilhe conteúdo interessante
Essa é a ferramenta chave para manter páginas ativas e com seguidores, leads e clientes engajados. Isso acontece porque o conteúdo de qualidade e bem direcionado informa, diverte, entretém, ensina e ajuda os clientes a tomarem uma melhor decisão de compra.
Vale lembrar que o conteúdo relevante não é o qual você pensa que é bom, mas sim o que é importante para o seu público. Afinal, as pessoas entram nessas mídias para saber o que acontece na vida de pessoas próximas, de instituições e artistas que elas seguem. Para fazer parte do feed desses usuários, sua página deve sempre propor algo interessante para eles. Logo, se preocupe em ajudá-los mais e enaltecer menos sua própria empresa, ou seja, mais valor e menos narcisismo.
5. Monte um calendário de postagens
Sabemos que produzir bom conteúdo a todo momento não é fácil, mas é muito importante manter uma frequência para ser lembrado pelos usuários. É uma questão de credibilidade para a marca, visto que as pessoas sentiriam menos firmeza nas páginas que postam raramente. Portanto, antes mesmo de começar a escrever, peça ao responsável pelas redes sociais para definir um calendário para cada plataforma, delimitando os dias e faixas de horário das publicações.
Vale lembrar que em cada rede os usuários possuem comportamentos diferentes. Assim, pode ser que seus seguidores estejam mais ativos, por exemplo, no Facebook do que no LinkedIn. Nesse possível cenário, faz-se necessário postar mais de uma vez ao dia no Facebook, e no Linkedin, três vezes na semana.
6. Procure interagir com o público
O que movimenta as redes sociais são as interações entre os usuários. Curtidas, likes, comentários, compartilhamentos e mensagens diretas fazem parte desse jogo. Para sua empresa se dar bem, você precisa estimular a participação do público em suas postagens, pois quanto maior o engajamento, maior o alcance da marca e maior as chances dos seus conteúdos viralizarem.
Você pode fazer isso respondendo comentários, atendendo o público em mensagens privadas (como um SAC 2.0), publicando fotos e vídeos, fazendo perguntas, compartilhando conteúdo muito comentado no momento, entre outras ações.
7. Promova seus anúncios
As redes sociais também são ambientes para vender seus produtos e serviços. A diferença é que suas postagens rotineiras não devem ser usadas para isso. Existem as plataformas específicas para anunciar suas ofertas e aumentar suas conversões por meio dessas mídias. São exemplos de ferramentas o Facebook Ads, o LinkedIn Sales Navigator, o Twitter Ads e o Instagram Ads.
Em comum entre elas está uma alta capacidade de segmentação, permitindo segmentar seus anúncios de acordo com perfis demográficos, interesses, comportamento de navegação, etc.
8. Monitore menções e concorrentes
Você já parou para imaginar o que as pessoas podem estar falando sobre a sua empresa? Então, nas redes sociais é possível descobrir o que usuários comentam a respeito da sua marca e seus concorrentes. Uma das ferramentas mais usadas para isso é o Social Mention. Esse tipo de análise é importante para acompanhar de perto as atividades dos seus concorrentes e as atitudes das pessoas em relação à sua empresa.
9. Mensure todas as ações
Uma das vantagens de uma estratégia de redes sociais é que tudo nela pode ser mensurado em tempo real. Contudo, é importante separar os resultados de publicações orgânicas e pagas, pois o alcance e os resultados são naturalmente diferentes.
Fique de olho em métricas de engajamento, especialmente comentários e compartilhamentos. Acompanhe também os indicadores mais importantes para o negócio, como taxas de conversão e leads gerados.
10. Otimize sua estratégia de redes sociais
A partir dessa análise de dados, será possível tomar decisões que visem à melhora dos resultados das suas campanhas. Estude bem cada relatório e cada gráfico para identificar os pontos fortes e fracos da estratégia. Somente com o tempo e alguns erros é que será possível criar ações mais eficientes.
Quando possível, realize testes e experimente novos formatos de conteúdos e configurações de anúncios para verificar o retorno do público. A fórmula mágica do sucesso ainda não existe, e, portanto, você precisa se esforçar muito até achar um padrão agradável para a empresa e para os seguidores.
Fazer marketing nas redes sociais se torna um processo mais simples caso esses passos sejam seguidos. Contudo, para colocá-los em prática, é muito importante contar com um trabalho profissional e capaz de extrair o máximo de resultados. Se você tem uma equipe capacitada, ótimo! Caso contrário, procure uma agência e passe a gerar mais oportunidades de negócio usando as mídias sociais a seu favor.
Você se sente confiante para ativar uma estratégia de marketing nas redes sociais? Conte para a gente nos comentários e aproveite também para nos seguir em nossas redes: curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram.